Mas o desafio aqui é outro.: para os apaixonados pelo oceano, seja para mergulhar, nadar ou simplesmente admirar, a Briza tem uma proposta diferente: conhecer a beleza marinha da África do Sul através de um documentário super cativante, e capaz de prender a sua atenção em apenas 10 minutos. Aceita o desafio?
Antes, vamos explicar o contexto no qual se desenrola o documentário. A África do Sul se localiza no extremo sul do continente africano e é banhada, a Leste, pelo Oceano Índico, e a Oeste pelo Oceano Atlântico. Muitos pensam que o ponto de encontro entre os dois oceanos é o Cabo da Boa Esperança. Mas é, na realidade, no Cabo Agulhas, a 222 km da Cidade do Cabo, o ponto mais ao Sul do continente africano, onde os oceanos realmente se encontram.
É também nas águas gélidas do Cabo Agulhas que se inicia uma das maiores florestas de algas marinhas do mundo, numa extensão que vai até a costa da Namíbia. Essa floresta subaquática tem se tornado um forte atrativo para praticantes de mergulho, devido não só à beleza mas também por ser um dos mais ricos e dinâmicos ecossistemas da Terra.

É nessa floresta subaquática que o documentário My Octopus Teacher (Professor Polvo) retrata uma verdadeira história de amor. Nada de par romântico do tipo Lagoa Azul. Essa história de amor é entre um homem e um polvo. E o melhor, não se trata de ficção, é uma história real filmada pelo próprio protagonista, o sul-africano Craig Foster, e seu amigo, Roger Horrocks.
O documentário é uma produção original da Netflix, foi lançado em 2020, e conta a história do próprio Craig Foster que resolveu praticar mergulho livre nas águas frias de False Bay (Baía Falsa) como uma tentativa de tratar sua fadiga adrenal. False Bay é um paraíso localizado a apenas 21 quilômetros da Cidade do Cabo, a segunda maior cidade da África do Sul.
Conforme a água gelada revigora sua saúde, Craig Foster começa a filmar suas experiências, até que um polvo jovem e curioso chama a sua atenção. Visitando sua toca e rastreando seus movimentos todos os dias durante meses, Foster ganha a confiança do animal e eles desenvolvem um vínculo e conexão extraordinária.
As imagens são tão impressionantes, e a história é tão cativante, que em menos de 10 minutos você se encontra literalmente submerso e preso pelos tentáculos de uma história das mais surpreendentes. Isso porque, nessa relação inesperada entre o protagonista e o polvo, surge uma história de amor que mescla a luta pela sobrevivência numa selva marinha, mas também porque a jornada de Craig e o octópode vira uma espécie de fábula com reflexões filosóficas, sociais e sobre a humanidade.
Por mais que pareça improvável, o reino animal e o ser humano possuem grandes identificações, “muitas pessoas dizem que um polvo é como um alienígena, mas o estranho é que, à medida que você se aproxima deles, percebe que somos muito semelhantes em vários aspectos”, destaca Craig Foster.
Sobre a floresta subaquática, vida marinha e lazer

Foster encontrou essa floresta em um local remoto em False Bay (Baía Falsa em português, Valsbaaí em africâner), também conhecido como Golfo dentro das Serras, próximo à Cidade do Cabo.
Apesar do forte desenvolvimento urbano em algumas zonas da Baía, muito da zona costeira permanece relativamente selvagem e preservada.
E a fauna marinha conta com a floresta de algas, os chamados Big 5 marinhos da África do Sul, que são o Grande Tubarão Branco, Baleias Francas do Sul (além de baleias da espécie Bryde e Jubarte), Golfinhos Comuns, Focas do Cabo e os Pinguins.
Já a 14km da Baía Falsa fica a Ilha Seal, onde é possível encontrar leões-marinhos que atraem um grande número de tubarões-brancos. Esses tubarões são famosos pela forma como saltam para fora da superfície da água ao caçarem os leões-marinhos. Apesar disso, a natação, o surfe, a arte de velejar e o mergulho são passatempos populares na baía, em praias como Muizenberg, Kalk Bay, Smitswinkel Bay, Strand e Gordon’s Bay. Uma última curiosidade é que apesar do grande número de tubarões-brancos habitarem as águas dessas praias, elas são consideradas seguras para o banho e a prática de surf, principalmente devido ao sistema de vigilância extremamente eficaz na Cidade do Cabo.
Serviço – Documentário:
Onde assistir: Netflix
Ano de produção: 2020
Duração: 85 minutos
Gênero: Documentário, aventura
Leave a Reply